quinta-feira, 23 de abril de 2009

COMO MONTAR UMA TV COMUNITARIA

Como montar uma emissora de televisão comunitária


Tv comunitária. Mistérios, mitos, verdades e mentiras. Estas são as emoções que envolvem todos aqueles que tem no sangue o desejo de comunicação em massa. Ouvia quando menino que o mundo da comunicação era para poucos. Que para trabalhar na televisão deveria estudar muito, e mesmo assim, seria algo para poucos abençoados por Deus. Na verdade, ainda bem que aquilo que ouvia não era muito verdade. A realizade hoje é outra. Qualquer pessoa com poder aquisitivo relativamente baixo, a vontade de se comunicar e uma forma de viabilizar suas idéias, pode sim, entrar no meio das comunicações. Após a aprovação da Lei 8.977 (Lei do Cabo), foi aberta no país, uma grande oportunidade para que todos nós, amantes da comunicação, podéssemos nos comunicar por este meio maravilhoso, que é a televisão. Espero que este trabalho, cujo-o desenvolvimento buscou numa linguagem simples, inclusive para leigos, seja mais que um artigo do seguimento, mais sim, uma referência na área, que se encontra tão carente de boas literaturas.

O INÍCIO

Primeiramente quando falamos de televisão, devemos saber que este segmento é um pouco mais complexo que o de rádio. Podemos dividir uma emissora de televisão em três partes principais: Captação, tratamento e transmissão. Mas antes de tudo isso devemos definir alguns termos:

SINAIS DE VIDEO

Tudo que se refere as imagens, estáticas ou em movimento. Podemos citar, os sinais de video de uma camêra, videos cassetes, dvds, receptores e tudo aquilo que de certa forma nos dá uma imagem.

SINAIS DE ÁUDIO

Tudo que se refere a sons. Podemos citar microfones, caixas, CD, MD, o sinais de audio de um DVD ou vídeo cassete, o som do telefone, entre outros.


O ESTUDIO

Este é o primeiro processo a considerar, pois este será o local que abrigará todos os nossos equipamentos e onde se fará as gravações principais dos nossos programas. Antes de tudo é importante definir um local a qual será a nossa “emissora”. É interessante que este local, seja o tão grande o possível e que tenha-se livre acesso a ele. Lembro que neste local é funcionará a emissora. Para isso deve-se haver a preucupação com o quesito segurança também. Abaixo exemplifico como pode-se basicamente dividir o local onde ficará nosso estudio.
Divisão de espaço basico para emissora



Como citei acima, vamos dividir uma emissora de televisão em três partes e falar individulamente cada uma delas.

Nota-se que o estudio de gravação é muito maior que o estudio de captação. Pode-se utlizar uma sala de 4X3 para a sala de captação e 10X5 para o estudio de captação. Isso não é uma regra pois cada estudio poderá ser maior ou menor. Mas lembro o seguinte: Quanto maior for o espaço, melhor.

CAPTAÇÃO

Quando falamos em captação devemos saber que para captar devemos levar em consideração vários fatores. Por isso devemos sub-dividir este processo de captação em três partes, que são: Audio, Video e Iluminação. Todo o processo de captação ocorre normalmente no estúdio de gravação, mas ocorre nos casos dos programas “ao vivo”, de se captar sinais na sala de controle também.

Audio

Como já comentado são todos os sons, sejam eles captados ou transmitidos. Para montar uma emissora, não podemos deixar de faltar alguns componentes importantes no estudio, sendo eles:

Microfones:
Servem exclusivamente para captar audio. Existem vários, tipos, marcas, com e sem fio, lapela, de cabeça, dinâmicos e a condenser, microfones de camera, de bateria, para voz, entre muitos outros. Devemos empregar cada tipo de microfone para cada situação específica. Se você realizar uma entrevista no estudio (como um bate-papo, por exemplo), pode-se utilizar microfones de lapela. Se for realizar uma externa, o ideal é utilizar o microfone de mão (com fio), se alguém for cantar no programa, o ideal é o de mão sem fio, e assim por diante.

Retorno de estudio
Importantíssimos. Servem exclusivamente para o pessoal que está gravando o programa, se ouvirem. Normalmente são caixas inclinadas a 90º, que ficam proximo do apresentador e intrevistados. Existem modelos que fixam no teto. Como disse, cada caso é um caso.

Caixas de som
Muito importantes pelo simples fato de ajudarem a monitorar também o som; Servem tanto para monitorar, quanto para fazer um “barulho” se for o caso. Muito útil quando grava-se programa com auditório.

É muito importante nas caixas quanto nos retornos, escolher auto-falantes, compatíveis com as potências desejadas. Este fator também influencia na qualidade.

Amplificador de audio
Normalmente, encontra-se na sala de controle, mas em alguns casos pode-se colocar também no estudio de captação. Serve basicamente para amplificar sinais baixos, vindo da sala de controle e enviá-los com potência suficiente para as caixas e retornos. É importante ter um amplificador para cada par de caixas ou retornos. No caso do retorno é importante trabalhar com volumes mais baixos, para evitar a microfonia. No caso das caixas de som, pode-se empregar volumes mais altos, sem ter este problema.

Ponto Eletrônico
Equipamento utilizado basicamente para para a sala de controle, se comunicar com o reponsável ou apresentador do programa. O modelo mais utilizado em emissoras de televisão é o ponto eletrônico sem fio. Este equipamento é de extrema utilidade em programas de estudio.


Equema básico de som

Video

Como já comentado são todas as imagens captadas, sejam eles estaticas ou em movimento. No estudio de captação, o processo de captação de video é bem simples, sendo eles:

Cameras
No estudio de captação é o equipamento fundamental. Podemos utlizar uma ou mais camêras. Para estudios médios, o resultado com duas ou três camêras fica muito interessante, tendo em vista que você sempre terá mais angulos disponíveis. Para as camerâs utilizaremos apenas as saídas de vídeo do equipamento, deixando sempre as saidas de audio desligadas. Lembre-se, o audio que você captará com microfones, como descrito acima é 100x melhor que o audio captado na camêra. Qualquer câmera VHS dá conta do serviço. Recomendo a utilização de câmeras semi-profissionais por possuirem baixo custo (menos de R$1.000,00), e por serem possíveis utilizar no ombro do operador. Também a o quesito qualidade, pois estas câmeras VHS, como as da série M (M-9000, M3500) da panasonic e a série AG (AG-456), possuem exelentes images. O que é não é muito bom é a qualidade gravada nas fitas VHS, mas lembre-se, no estudio de captação você não grava nada nas câmeras, apenas pega o que ela capta e joga pra sala de controle através da saída de video dela.

Monitor
Muitíssimo importante, pois com este equipamento é possível “ver” o que está sendo gravado. Tem uma utilidade grande nos estúdio, pois quem entrevista ou quem está sendo entrevistado, tem a capacidade de acompanhar o resultado. Também util para os cameras man, e também para o andamento do programa, pois nele, acompanha-se também VTs, videos, comerciais e etc. Pode utilizar como monitor de vídeo uma simples tv de 20” ou 29” polegadas de qualquer marca, com entrada de audio e vídeo.

Basicamente estes são os dois equipamentos basicos de video, utilizados no estúdio de captação.

Iluminação

O segredo da qualidade da imagem, basicamente dizendo, é a iluminação. É com a iluminação que você consegue dar a uma câmera semi-profissional a imagem de uma câmera profissional. Se duvida, faça o seguinte teste simples. Filme de dia, em um lugar aberto e depois com a mesma câmera, filme a noite em um lugar fechado, com pouca iluminação. Veja como fica. Filme novamente no mesmo lugar fechado com uma iluminação. Você notará uma grande diferença na imagem. Desta mesma forma funciona no estúdio. Iluminação deve-se considerar um fator importantes, pois dependemos dela para apresentarmos bons resultados na imagem. Como disse, não precisa agora você querer comprar câmeras de U$10.000 para seu estúdio, com câmeras semi-profissionais (abaixo de R$1.000) e uma boa iluminação você terá resultados exelentes. Atenção, iluminação suficiente não significa, toda a iluminação que existir, é importante saber dosar vários tipos de iluminações, para cada caso e utilizar suas potências a modo que não fique deficiente ou execiva.

Spots de Iluminação
São a iluminação principal do estúdio. É a iluminação branca, que dará a qualidade na imagem. Existem de várias potências, tipos e tamanhos. Sempre que possível coloque a iluminação no teto, inclinada para baixo. Lembre quanto mais iluminação, mais potência, mais calor, consequentemente maior o gasto de energia. O ideal é realizar um projeto, antes de comprar tudo que precisa.

Iluminação de Efeito
São aquelas cuja finalidade são gerar efeitos. Existem vários modelos, de várias opções de cores, para várias finalidades. So é interessante trabalhar com esta iluminação em caso de programas com apresentações, danças e etc. Para programas simples, como entrevistas, reportagens ou jornalismo, é desnecessário o uso deste tipo de iluminação.

Apretechos
Pode se utilizar também outros equipamentos para gerar efeitos, como máquinas de fumaça, maquinas de laser, maquinas de bolhas de sabão, enfim, cada caso é um caso, e tudo dependerá da verba disponível para cada emissora.

TRATAMENTO

SALA DE CONTROLE

Esta é sala técnica, muito importante, pois nela é que é controlado a maioria dos recursos do estúdio de gravação e é nela também que controlamos tudo que irá ao ar. Esta sala controlamos diversas áreas de nosso estúdio, entre eles, os sinais de video, os sinais de audio, os retornos, as ligações dos telespectadores, os VTs, o link externo, o ponto eletrõnico, os câmeras, a equipe ou seja, todo o processo de funcionamento da emissora, tanto técnico quanto pessoal. Nesta sala encontra-se diversos profissionais e também diversos equipamentos. Vamos falar de cada parte:

Antes de tudo veja a foto abaixo:

Sala de controle – ZSTV

Como pode-se verificar, esta foi uma sala de controle que montei (uma das primeiras), na qual pode-se notar que era apenas um pequeno espaço com tudo lá. Vamos falar mais um pouco sobre isso. Assim como no estudio de gravação, também temos área idênticas na sala de controle, só que é nesta sala que recebemos ou controlamos os resultados do estudio de gravação.

Video
Dependendo do tamanho de nossa emissora podemos ter um espaço para cada coisa. Caso não seja muito grande, podemos ter em mesmo espaço tudo.

VT
É um equipamento, que normalmente é um vídeo cassete ou dvd, na qual exibimos materiais gravados, como reportagens, clips, externas e etc.

Mesa de Corte / Edição
Este equipamento é fundamental para emissoras, pois combina todos as fontes de video e nos permite selecionar qual irá ao ar, com um simples toque. Muitas mesas, possuem também efeitos de transição, a qual permitem realizar passagens das fontes dos sinais com mais suavidade e elegância. Existem mesas, chamadas swhiters, a qual interligam desenas de fontes de sinais. É importante ter um monitor para cada canal de entrada (cada canal possue uma saída de vídeo, chamada preview), para que podemos acompanhar em tempo real cada canal da mesa. Mesas razoáveis como a MX-1 (Videonicks), custam menos de R$1.000 e resolvem a principio. É interessante quando utiliza-se mais de uma câmera.

Monitor
Como foi explicado acima, é importante utilizar um monitor para cada canal preview da mesa, mas também utilizamos monitores para cada seguimento da emissora. Cada equipamento gerador é interessante ter seu próprio monitor, para podermos saber o que está acontecendo idependentemente dos outros equipamentos. Vamos supor no VT, você tem que colocar no ar uma matéria. Com o monitor do VT você colocará a matéria “na agulha”, idependente dos outros equipamentos.

Gerador de caracteres
Como o nome diz, gera caracteres. Custa em torno de R$500 (TM-3000 – VideoNicks).

Gravador
Este equipamento tem como finalidade gravar tudo que vai ao ar. Pode ser um simples VCR ou DVD (gravador). É interessante para realizar backup de programas. Utilizado em pequenos e médio estúdios. Este equipamento é ligado no PGM (saída geral) ou no sinal recebido da transmissão.

Monitor PGM
Este equipamento serve basicamente para monitorar a transmissão. É na verdade o monitoramento do que o telespectador está assistindo. O ideal é ligá-lo em uma antena comum ou diretamente na tv a cabo, se for o caso.


Lembro que todos estes equipamentos, juntamente das câmeras do estudio de gravação, são ligados na mesa de corte, ficando assim este equipamento responsável pelo material transmitido. Em estúdio médio, é interessante o emprego de mais de uma mesa de corte.
Note que a mesa ou swhiter possuem entrada de audio (na maioria dos casos), mas não utilizaremos.

Audio

Assim como o vídeo, podemos colocar todo os equipamentos de controle de audio em uma mesma sala. Depende de cada emissora e o espaço disponível.


Mesa de som
Equipamento tão importante quanto a mesa de corte. Este equipamento é reponsável pela combinação de todos os sinais de audio e consequentemente a escolha de qual ou quais fontes irão ao ar. Mesa com 16 canais já suprem a maioria das necessidades dos estúdio.

CD
Serve para reproduzir CDs. Em programas com apresentação de cantores torna-se util. Serve também para gerar trilha sonora.

MD
Possue a mesma utilidade do CD. Neste caso o MD pode ser utilizado também para reproduzir vinhetas, pelo simples fato de possuir melhor controle do material gravado. Este equipamento também possuem função de gravador, podendo gravar e regravar em mesmo disco até 1000x sem perder qualidade.

FONE DE OUVIDO (MONITOR)
Este equipamento é muito útil para monitorar o audio da emissora. Serve também para pré-visualizar o audio de um equipamento antes de ele ir ao ar.

MONITOR DE AUDIO
Assim como o fone de ouvido, um par de monitores são bem úteis na sala de controle. Um simples par de caixas de som, ligadas a um amplificador representa bem este papel. Serve basicamente para monitorar o som que está indo ao “ar”. Como pode ver na foto acima, os monitores são simples caixas de computador.

PERIFÉRICOS
Dependendo do tamanho e da verba disponível para a emissora, podemos melhorar o audio de nossa emissora com vários periféricos , já utilizados em rádios comunitárias. Equipamentos como compressores, noise gates, equalizadores, exciters, processadores e muitos outros, podem dar mais “vida” ao som da nossa emissora. Cada caso é um caso. Cada um deverá verificar a verdadeira necessidade de sua emissora, investindo naquilo que for necessário.

Assim como o vídeo, todos sinais de audio do estudio de gravação, irão para a sala de controle e entrarão na mesa de audio, assim também como os sinais de audio dos equipamentos (VCR, DVD, VT e etc) da sala de controle, também entrarão nesta mesa e serão controlados por ela.

Lembre-se: O audio transmitido para a casa do telespectador é mono ou stereo, 44khz por 16bits, ou seja, a qualidade é comparada a qualidade do CD. O que irá melhorar ou piorar esta qualidade são as fontes de audio disponíveis. Invista em bons equipamentos que sua qualidade será espetacular.

Iluminação

MESA DE ILUMINAÇÃO
Como falamos sobre iluminação do estudio de gravação, necessitamos basicamente de algo que controle esta iluminação. A mesa de iluminação pode ser do tipo simples, com botões que ligam e desligam as iluminações desejadas ou até mesmo as mais avançadas, que são controladas por computador, gerando centenas de combinações e efeitos. Lembro também que é necessário ter um rack de energia (controle de força), para monitoramento e distribuição da energia do estudio. Simples reguas de iluminação (liga-desliga), custam menos de R$100 cada.

Telefonia

HÍBRIDA
Este equipamento é bem interessante pois comuta a linha telefonica com a mesa de audio da emissora, sem gerar microfonias e interferências. Muito importante para quem pretende trabalhar com telespectadores no “ar”. Este equipamento já é vastamente utilizado em emissoras de rádio, podendo ser utilizada sem problemas nas emissoras de televisão. Este equipamento custa basicamente menos de R$100.

OUTROS EQUIPAMENTOS

COMPUTADOR
Muitíssimo importante, tornando-se quase que indispensável. Um simples computador pode auxiliar uma emissora de diversas formas, sendo apenas realizando cadastro de nossos catálagos ou reproduzindo músicas ou em funções mais avançadas, como uma exibidora, por exemplo ou gerando caracteres ou muitas outras funções. Qualquer computador com uma simples placa de video com saída para tv, pode servir para diversas funções, como gerar telas inteiras, logotipo e muito mais. Como disse, indispensável.

CABOS
São utilizados em todos os segmentos, desde os cabos simples para ligação de um CD a mesa de som, até cabos com dezenas de metros para ligação das câmeras. Remendo cabos de audio com impedância de 600 ohmos (cabos RCA), para sinais de audio e cabos 50 ohmos (cabo RG-58) para sinais de vídeo.

TRANSMISSÃO

Tendo os sinais prontos, os programas gerados, está na hora de “levarmos” nosso sinal até a casa do nosso telespectador.

Vamos basicamente citar duas formas mais simples de se transmitir o sinal de nossa emissora para a empresa de tv a cabo: Por link ou via cabo. Note que falei sobre como transmitir a emissora para a tv a cabo, pois esta somente é que tem regulamentação.

TRANSMISSÃO POR LINK
Este tipo de transmissão, faz-se por meio de um equipamento denominado LINK. Este equipamento é na verdade um receptor (instalado na central da tv a cabo) e um transmissor (instalador na emissora). Basicamente ambos equipamentos estabelecem um enlace, que dependendo do equipamento pode chegar facilmente a 50km. Este equipamento é bem confiável mas possue limitações. Para perfeita recepção do sinal transmitido é necessário ter visada de um ponto a outro, não sendo recomendado para locais onde possuem morros ou altos relevos. Este equipamento pode também ser instalado em um carro, por exemplo, e a emissora ter a sua disposição um link movel de transmissão, podendo transmitir enventos e reportagens ao vivo.

TRANSMISSÃO POR CABO
Este meio é bem confiável pois não necessita de local com visada ou sem morros, por exemplo. Normalmente é mais barato que um link, mas possue uma limitação: Tem grande facilidade de atenuar a frequência em longas distância. É recomendado para pequenos lances de 2 ou 3km, no máximo. Existem várias bitolas no mercado, devendo realizar uma consulta antes de tudo para adquirir a melhor solução para a emissora.

MODULADOR
Vejo sempre em salas de discursão e comunidade, muitas pessoas com dúvidas referêntes a este equipamento. Normalmente quando se quer montar uma emissora por cabo, o pessoal da tv a cabo solicita um modulador sem especificar perfeitamente para que serve e onde será usado este equipamento. Basicamente, um modulador é um equipamento que “pega” os sinais de audio e vídeo da nossa emissora, e os transforma em um canal de televisão, possibilitando a sua transmissão na tv a cabo. Existem alguns modelos no mercado e nem todos servem para as empresas de tv a cabo. O melhor é sempre realizar um investimento maior para este equipamento e comprar um padronizado para sua emissora. O recomendado é que se adquira um modelo adjacente, no canal que você quer que sua emissora opere e também no padrão rack 19” polegadas. É a melhor opção, pois caso a empresa de tv a cabo migre seus equipamentos, você já estará padronizado. Este equipamento custa apartir de R$300 reais, e existem modelos que transmitem com sons mono ou stereo (modelo stereo custa normalmente o dobro).

PESSOAL BÁSICO

Só para lembrarmos:

Cada câmera precisa de um operador. Se esta câmera for movel, precisará também de cabo man.
Programas de auditório, é interessante ter um contra regra.
Na central de controle, necessitamos basicamente de um operador de VT, um operador de audio, um telefonista, um diretor geral (pra não virar bagunça), um operador de mesa, um operador de iluminação (se for o caso) e mais uns 2 ajudantes. Lembro que isso seria o ideal-basico, mas depende do porte e da disponibilidade para a emissora da equipe. Em muitos casos é comum encontrar uma pessoa, atendendo o telefone e preparando o VT ou alguém operando o audio, iluminação e sendo o diretor geral. Cada caso é um caso.


Algumas Fotos:


PD-170 – Câmera profissional.
DVCPRO – Custa em torno de 12 mil.
Headend (Central de Tv a cabo) da NET-ANGRA


Eu numa produção
Equipamentos: 3 cameras VHS (M-9000, M3500 e AG-456)
Mesa de edição e corte MX-1
Computador com saida de TV (para gerar telas e caracteres)
1 Telão, um VCR de gravação e 2 Tvs (monitores)




Basicamente uma emissora necessita destes. Lembro que esta é uma forma simples e direta para montagem de uma emissora, e que também, o valor para montagem de uma emissora, gira em torno de menos de R$5.000,00 até R$1.000.000,00. Como disse, dependerá exclusivamente de quanta verba estará disponibilizada para montagem e funcionamento da mesma. Espero que com esta, ajude a sanar algumas dúvidas, e caso ainda assim tenham, entrem em contato, estarei prontamente disposto a ajudar.

Colaborador do movimento Se comunica Brasil

David Marcony – CEO – CATV BRASIL

Email: catvsys@gmail.com

106 comentários:

  1. ola, tenho aqui um pequeno stúdio de imagens onde pruduzimos filmagens vhs em dvds,casamentos e outros e estamos querendo colocar um transmissor pequeno de audio e vídeo, para levar as devidas informações aos moradores de nossa cidade, como devemos adiquirir este transmissor e quais os passos para o registro deste aparelho?
    meu e-mail: studioimagem2007@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo21:25

      OLÁ AMIGOS, POSSO AJUDAR A TODOS SOBRE OS ESCLARECIMENTOS PRA COLOCAR SUA TV NO AR, EM 120 DIAS (MAIORIA DAS VEZES É EM 90 DIAS), ENTRE EM CONTATO COMIGO, mira7show@hotmail.com ou me add no facebook WESLLE FELLIPPE DE ARAUJO. dou dicas dos tramites e equipamentos.

      Excluir
    2. Ligue ou chame pelo zap 88-99622-3032 ODILON ESTRELLA e te passo todas as informações quanto a documentação.

      Excluir
  2. VC TEM O ESTATUTO PARA MONTAR UMA TV COMUNITARIA? GOSTERIA DE CONSEGUIR SE POSSIVEL
    OBRIGADO!!

    ADRIANO ARESTIDES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo21:25

      OLÁ AMIGOS, POSSO AJUDAR A TODOS SOBRE OS ESCLARECIMENTOS PRA COLOCAR SUA TV NO AR, EM 120 DIAS (MAIORIA DAS VEZES É EM 90 DIAS), ENTRE EM CONTATO COMIGO, mira7show@hotmail.com ou me add no facebook WESLLE FELLIPPE DE ARAUJO. dou dicas dos tramites e equipamentos.

      Excluir
    2. Ligue ou chame pelo zap 88-99622-3032 ODILON ESTRELLA e te passo todas as informações quanto a documentação.

      Excluir
  3. como conseguir a licença para transmição da tv comunitari?
    por favor nos ajude
    m-cleber@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo21:25

      OLÁ AMIGOS, POSSO AJUDAR A TODOS SOBRE OS ESCLARECIMENTOS PRA COLOCAR SUA TV NO AR, EM 120 DIAS (MAIORIA DAS VEZES É EM 90 DIAS), ENTRE EM CONTATO COMIGO, mira7show@hotmail.com ou me add no facebook WESLLE FELLIPPE DE ARAUJO. dou dicas dos tramites e equipamentos.

      Excluir
    2. Ligue ou chame pelo zap 88-99622-3032 ODILON ESTRELLA e te passo todas as informações quanto a documentação.

      Excluir
  4. ADRIANO POR FAVOR PARA CONSEGUIR LICENÇA PARA TV COMUNITARIA QUAL A MAIS BARATA TV COMUNITARIA OU TV A CABO E QUAL A DIFERENÇA E QUANTO TEMPO MAIS OU MENOS LEVA PARA LIBERAÇAO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo21:26

      OLÁ AMIGOS, POSSO AJUDAR A TODOS SOBRE OS ESCLARECIMENTOS PRA COLOCAR SUA TV NO AR, EM 120 DIAS (MAIORIA DAS VEZES É EM 90 DIAS), ENTRE EM CONTATO COMIGO, mira7show@hotmail.com ou me add no facebook WESLLE FELLIPPE DE ARAUJO. dou dicas dos tramites e equipamentos.

      Excluir
    2. Gostaria de montar uma tv comunitária ou uma rádio. Meu whatsap +79996827923 Clóvis Souza

      Excluir
    3. Ligue ou chame pelo zap 88-99622-3032 ODILON ESTRELLA e te passo todas as informações quanto a documentação.

      Excluir
  5. gostei dos informes!!!
    mas ainda pergunto!
    quero montar uma tv e transmitir em sinal aberto em meu pequeno municipio do interior de Goias!!!
    que devo fazer?
    nun tenho servidor pra tv a cabo nas proximidades!!!
    por isso,,,quero transmitir conteudo proprio,em sinal aberto!

    aguardo replica!!!
    grato
    Marcos Alessandro
    marcos_vitorioso@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo21:26

      OLÁ AMIGOS, POSSO AJUDAR A TODOS SOBRE OS ESCLARECIMENTOS PRA COLOCAR SUA TV NO AR, EM 120 DIAS (MAIORIA DAS VEZES É EM 90 DIAS), ENTRE EM CONTATO COMIGO, mira7show@hotmail.com ou me add no facebook WESLLE FELLIPPE DE ARAUJO. dou dicas dos tramites e equipamentos.

      Excluir
    2. meu..zap..75999768230

      Excluir
  6. olá meu nobre amigo meu nome é pierry filho gostaria que me ajudace no sentido de colocar em andamento o projeto aqui na minha pequena cidade de uma tv só que gostaria de colocar com transmissor nada de a cabo preciso que me ajude informe-me qual o procedimento na parte de documentação, quais os trâmites legais como devo inicar a parte burocratica é facil ou complicado
    meu e-mail é : designerproeventos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo21:26

      OLÁ AMIGOS, POSSO AJUDAR A TODOS SOBRE OS ESCLARECIMENTOS PRA COLOCAR SUA TV NO AR, EM 120 DIAS (MAIORIA DAS VEZES É EM 90 DIAS), ENTRE EM CONTATO COMIGO, mira7show@hotmail.com ou me add no facebook WESLLE FELLIPPE DE ARAUJO. dou dicas dos tramites e equipamentos.

      Excluir
    2. Ligue ou chame pelo zap 88-99622-3032 ODILON ESTRELLA e te passo todas as informações quanto a documentação.

      Excluir
  7. olá meu nome é Robson e gostaria de saber como eu faço para legalizar uma tv comunitaria na minha cidade.
    por favor mim ajude
    abraço. vou esperar a resposta.

    robson_van1@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo21:27

      OLÁ AMIGOS, POSSO AJUDAR A TODOS SOBRE OS ESCLARECIMENTOS PRA COLOCAR SUA TV NO AR, EM 120 DIAS (MAIORIA DAS VEZES É EM 90 DIAS), ENTRE EM CONTATO COMIGO, mira7show@hotmail.com ou me add no facebook WESLLE FELLIPPE DE ARAUJO. dou dicas dos tramites e equipamentos.

      Excluir
  8. legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. regibrasill@hotmail.com
    Boa tarde!!!! e a lei que regulamenta as transmisao gostaria de saber mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo21:27

      OLÁ AMIGOS, POSSO AJUDAR A TODOS SOBRE OS ESCLARECIMENTOS PRA COLOCAR SUA TV NO AR, EM 120 DIAS (MAIORIA DAS VEZES É EM 90 DIAS), ENTRE EM CONTATO COMIGO, mira7show@hotmail.com ou me add no facebook WESLLE FELLIPPE DE ARAUJO. dou dicas dos tramites e equipamentos.

      Excluir
    2. Ligue ou chame pelo zap 88-99622-3032 ODILON ESTRELLA e te passo todas as informações quanto a documentação.

      Excluir
  10. FOI A MELHOR E MAIS COMPLETA EXPLICAÇÃO Q AXEI NA NET, só gostaria de saber como conseguir a licença para transmição da tv comunitari?
    edsonl2@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo21:27

      OLÁ AMIGOS, POSSO AJUDAR A TODOS SOBRE OS ESCLARECIMENTOS PRA COLOCAR SUA TV NO AR, EM 120 DIAS (MAIORIA DAS VEZES É EM 90 DIAS), ENTRE EM CONTATO COMIGO, mira7show@hotmail.com ou me add no facebook WESLLE FELLIPPE DE ARAUJO. dou dicas dos tramites e equipamentos.

      Excluir
  11. Ola... e o sinal? como consigo? é só por cabo? tem como fazer uma TV comunitária em canal aberto? como tenho a autorização da ANATEL?
    Obrigado.
    wjoanassi@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo21:27

      OLÁ AMIGOS, POSSO AJUDAR A TODOS SOBRE OS ESCLARECIMENTOS PRA COLOCAR SUA TV NO AR, EM 120 DIAS (MAIORIA DAS VEZES É EM 90 DIAS), ENTRE EM CONTATO COMIGO, mira7show@hotmail.com ou me add no facebook WESLLE FELLIPPE DE ARAUJO. dou dicas dos tramites e equipamentos.

      Excluir
  12. Legislação Básica

    Para ler o texto completo visite o site;
    http://vsites.unb.br/fac/sos/legislacao/radiocomunitaria.htm

    ResponderExcluir
  13. se necessário temos todas as informaçoes TVC Pelotas/RS 10 anos no ar. tvcpelotasrs@zipmail.com.br Renato Costa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá por favor mantenha contato conosco pelo zap (73) 98875-9323.
      temos interesse em fazer parceria

      Excluir
  14. BOA TARDE,
    EU GOSTARIA DE MONTAR UMA TV COMUNITÁRIA EM MEU MUNICÍPIO, GOSTARIA DE SABER OS TRÂMITES ... 11 9130-3137

    gRATO
    CARLOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue ou chame pelo zap 88-99622-3032 ODILON ESTRELLA e te passo todas as informações quanto a documentação.

      Excluir
  15. Ola... e o sinal? como consigo? é só por cabo? tem como fazer uma TV comunitária em canal aberto? como tenho a autorização da ANATEL?
    Obrigado.

    Juka_tdb_boy@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue ou chame pelo zap 88-99622-3032 ODILON ESTRELLA e te passo todas as informações quanto a documentação.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. gostaria de receber mais informações tecnicas e legais para montar estudio e transmitir e recepcionar sinais de audio e video,
    desde já agradeço
    joão

    joao_ac@ig.com.br

    ResponderExcluir
  18. como conseguir,
    uma autorização para motar uma tv comunitaria
    em minha cidade no interior de minas gerais
    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue ou chame pelo zap 88-99622-3032 ODILON ESTRELLA e te passo todas as informações quanto a documentação.

      Excluir
  19. oi aqui eo itiely de pedra preta mt gostaria de saber como montar o prossesso pra tv comunitaria e se e demorado e como funciona meu email.impacto_fm
    @music.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue ou chame pelo zap 88-99622-3032 ODILON ESTRELLA e te passo todas as informações quanto a documentação.

      Excluir
  20. ola, boa tarde, quero focar interado sobre a montagem, documentação necessaria e como montar o processo e envio ao orgãos competentes, meu Email:ademirpaulinoreporter@hotmail.com, abço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue ou chame pelo zap 88-99622-3032 ODILON ESTRELLA e te passo todas as informações quanto a documentação.

      Excluir
  21. Quero montar uma tv e transmitir em sinal aberto em meu pequeno municipio do interior de Ms!!!
    que devo fazer?

    Quero transmitir conteudo proprio,em sinal aberto!

    du-borge@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue ou chame pelo zap 88-99622-3032 ODILON ESTRELLA e te passo todas as informações quanto a documentação.

      Excluir
  22. Boa noite! Gostaria de montar uma televisão comunitária na minha cidade, sinal aberto. Qual é o melhor caminho para conseguir a licença ?
    Carlos: Fone(031)8721 7190
    João Monlevade( MG)
    Email: capissoba@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue ou chame pelo zap 88-99622-3032 ODILON ESTRELLA e te passo todas as informações quanto a documentação.

      Excluir
  23. Boa tarde !!
    Como deve proceder para consegir licença para transmisão de TV a Cabo, modelo de solicitação para ser encaminhado a NET

    Paulo Carvalho
    pccarvalho34@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue ou chame pelo zap 88-99622-3032 ODILON ESTRELLA e te passo todas as informações quanto a documentação.

      Excluir
  24. gostaria de saber como devo ter aliberação de uma tv comunitaria se e preciso ou posso colocar no ar sem autorização
    gostaria de informações
    videonewsprodutora@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Olá Davi Marcony bom dia, li e gostai muiito de sua explicação. tenho um bom conhecimento de como criar os prog. de tv, mas não conheço nada sobre a legistlação para uma tv comunitária. Gostaria de montar uma, no meu município que fica em Minas Gearais. oO município tem aproximadamente 120.000 habitantes mas ainda não tem nehum tipo de tv. é um municipio com muitas montanhas que divide um pouco a população. o que você me aconselha e como consigo o estatuto para montar uma tv comunitária, mesmo que esta não venha atingir toda a cidade gostaria de ter uma em minha região.

    Grande abrço

    Paulo
    avilapool@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue ou chame pelo zap 88-99622-3032 ODILON ESTRELLA e te passo todas as informações quanto a documentação.

      Excluir
  26. gostaria que voçês pudessem-me ajudar, não tenho idéia por onde começar mas gostária
    muito de colocar uma tv comunitária na minha
    cidade, me ajudem a levar este projeto para a
    minha comunidade. obrigado!!!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde, mas e quanto a legislação, principalmete qdo se trata de transmissores, sabe onde posso me informar melhor, moro em uma comunidade no Rio de Janeiro e tenho este sonho

    ResponderExcluir
  28. Ola David Marcony Quero montar uma tv comunitaria e transmitir em sinal aberto em meu pequeno municipio do interior da bahia mas !
    como poso consegui autorização da ANATEL?
    Obrigado.
    alex.quel0@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue ou chame pelo zap 88-99622-3032 ODILON ESTRELLA e te passo todas as informações quanto a documentação.

      Excluir
  29. Wonderful blog & good post.Its really helpful for me, awaiting for more new post. Keep Blogging!




    http://www.meerutmicro.biz/pt/sbindex.asp">Gerador De Linha Laser

    ResponderExcluir
  30. gostaria que me ajudasse. moro numa cidade pequena de 30.000 mil habitante e aqui nao tem nenhuma tv nem comercial nem comunitaria eu gostaria de montar uma tv comunitaria aberto quais sao os passos o que tenho que fazer obrigado
    ofilhodejave@hotmail.com ou fone 98 3453 0143

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue ou chame pelo zap 88-99622-3032 ODILON ESTRELLA e te passo todas as informações quanto a documentação.

      Excluir
  31. e como consegui licença da anatel

    ResponderExcluir
  32. so mais uma tambem junto com tv queremos montar junto a radio comunitaria me dem ai todas as informaçoes ofilhodejave@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  33. Thank you for posting such a useful, impressive and a wicked article./Wow.. looking good!

    De Bajo costo Gerador de linha laser

    ResponderExcluir
  34. Oi Amigo!

    Meu nome é Edson, eu quero montar uma tv comunitaria, e gostaria de saber Como devo proceder para consegir licença para transmisão de TV a Cabo, modelo de solicitação para ser encaminhado a NET e qual o telefône do responssavel, e quanto custa.
    Ou como faço para conseguir a documentação.

    E-mail ( ferrinho_produtor@hotmail.com )

    ResponderExcluir
  35. *OI ja tenho uma comunitaria. como faço agora p/montar uma tv comunitaria? mesmo procedimento que foi feito na radio comunitaria?

    ResponderExcluir
  36. como faço para montar uma TV de esporte de Minas Gerais

    ResponderExcluir
  37. Meu nome é Hebertt Cavalcanti, já produzi um filme no município que moro, e tenho uma enorme vontade de abrir uma TV comunitária.Não sei como procedo:Licença da Anatel, Sinal, Receptor, etc....Pelo fato de minha mulher ser jornalista facilita muito na parte de produção.A cidade que moro é Taperoá-PB, pequena, cerca de 15 mil habitantes, como faço?
    Desde já agradeço
    Obrigado
    hebertt_cavalcanti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. olá meu nobre amigo meu nome é Gilson Alves gostaria que me ajudace no sentido de colocar em andamento o projeto aqui na minha pequena cidade de uma TV só que gostaria de colocar com transmissor nada de a cabo preciso que me ajude informe-me qual o procedimento na parte de documentação, quais os trâmites legais como devo iniciar a parte burocratica é facil ou complicado
    meu e-mail é :jornaltribunalongaense@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. gostaria que me ajudasse. moro numa cidade pequena de 20.000 mil habitante e aqui nao tem nenhuma tv nem comercial nem comunitaria eu gostaria de montar uma tv comunitaria aberto quais sao os passos o que tenho que fazer obrigadon jornaltribunalongaense@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Olá gostaria muito muito de criar em minha cidade uma TV comunitária com a finalidade de transmitir os cultos da minha igreja e nada mais? como faço para legaliza-la? onde compro o transmissor? por favor me responda guilherme@loucoporjesus.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue ou chame pelo zap 88-99622-3032 ODILON ESTRELLA e te passo todas as informações quanto a documentação.

      Excluir
  41. Olá

    Me chamo David Ladislau Pereira, e agora sou membro integrante do CONSEG (conselho comunitário de seguraça). Gostaria de saber se você pode me ajudar e tirar algumas dúvidas referentes a TV e/ou Rádio Comunitária.

    Agradeço desde já sua atenção

    Atenciosamente

    David Ladilsau
    msn/email: contato@daviddesigner.com.br
    skype: daviddesigner

    Ah! Ótimo POST. Parabéns

    ResponderExcluir
  42. ola gostaria de saber quais são os procedimentos para colocar a TV comunitária aqui na minha cidade aqui tem 35 mil habitantes tenho toda parte de Studio câmeras ilha de edição prédio próprio bem localizado u, abração

    ResponderExcluir
  43. A todos que desejarem falar de tv, radio, tv a cabo, provedores de internet e afim, meu email é: catvbrasil@gmail.com.br

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  44. Bom dia gostaria de obter mais informações como poderia te entrando em contato.

    meu e-mail jfbsantiago@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue ou chame pelo zap 88-99622-3032 ODILON ESTRELLA e te passo todas as informações quanto a documentação.

      Excluir
  45. Boa tarde. eu registrei uma associação com varios componetes
    de pessoais. temos cnpj. ata de fundação. estatuto. etc.ja mandamos para anatel uma carta de interesse de outorga. ate hoje nada. esta protocolado na anatel. ministerio das comunicação. e nada ja temos 5 anos nisso so manda para aguarda.e ai o que posso fazer. roquefilmagem@bol.com.br. grato

    ResponderExcluir
  46. Olá!!
    Me Chamo Abner Aniel, tenho 16 anos, moro em Areia Branca/RN, cidade com pouco mais 29 mil habitantes, tenho uma vontade imensa de abrir uma TV COMUNITÁRIA aqui em minha cidade... Tem como fazer uma TV comunitária transmitida ON LINE pela internet?? se sim, como faça pra abrir uma TV C. e se sendo pela, se precisa de alguma licença ou documento para isto?

    Aguardo ancioso por resposta... aí está meu email: abner_aniel2011@hotmail.com

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  47. amigo foi boa sua explicação mais eu gostaria de saber a respeito dos documentos para legalização e onde encaminhar e na anatel ou qual outro orgaõ e você poderia informar prazo de legalização obs tenho um canal web tv e gostaria de saber como eu posso colocar agora como canal aberto pois não sei os documentos

    ResponderExcluir
  48. muito bom, vou criar minha emissora!
    -

    ResponderExcluir
  49. A IMPORTÂNCIA DA MATÉRIA TERMINA QUANDO NÃO SE DÁ COMO REGISTRAR A TV COMUNITÁRIA. JÁ TENHO 4 ESTÚDIOS DE TV COM TUDO NECESSÁRIO PARA FUNCIONAMENTO MAS REGISTRAR QUE É O ENIGMA.

    ResponderExcluir
  50. Ola me chamo Wagner Tiago gostaria de montar uma TV Comunitária na cidade de Laguna, SC. Como posso montar e ter informações ?

    ResponderExcluir
  51. gostaria de saber como que eu consigo leberação da tv comunitaria

    ResponderExcluir
  52. AMIGO QUERO MONTA TV COMUNITARIA QUE DEVO FAZER

    ResponderExcluir
  53. Oi boa tarde!!! eu quero saber onde posso registrar o transmissor, pra poder abrir uma tv, comunitária na minha pequena cidade? preciso montar asssociação? me pegar com deputado federal? preciso de que mesmo
    aguardo resposta....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo21:25

      OLÁ AMIGOS, POSSO AJUDAR A TODOS SOBRE OS ESCLARECIMENTOS PRA COLOCAR SUA TV NO AR, EM 120 DIAS (MAIORIA DAS VEZES É EM 90 DIAS), ENTRE EM CONTATO COMIGO, mira7show@hotmail.com ou me add no facebook WESLLE FELLIPPE DE ARAUJO. dou dicas dos tramites e equipamentos.

      Excluir
  54. Olá! pessoal temos como conseguir a relação dos materiais que vai ser preciso para montar uma TV Comunitária em meu Estado/Alagoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo21:24

      OLÁ AMIGOS, POSSO AJUDAR A TODOS SOBRE OS ESCLARECIMENTOS PRA COLOCAR SUA TV NO AR, EM 120 DIAS (MAIORIA DAS VEZES É EM 90 DIAS), ENTRE EM CONTATO COMIGO, mira7show@hotmail.com ou me add no facebook WESLLE FELLIPPE DE ARAUJO. dou dicas dos tramites e equipamentos.

      Excluir
  55. ola sou de sergipe em especial Tobias Barreto gostaria de saber como fazer pra montar uma tv comunitaria quais os meios e qual o primeiro passo...aguardo resposta studio.s.oliveira@hotmail,com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo21:24

      OLÁ AMIGOS, POSSO AJUDAR A TODOS SOBRE OS ESCLARECIMENTOS PRA COLOCAR SUA TV NO AR, EM 120 DIAS (MAIORIA DAS VEZES É EM 90 DIAS), ENTRE EM CONTATO COMIGO, mira7show@hotmail.com ou me add no facebook WESLLE FELLIPPE DE ARAUJO. dou dicas dos tramites e equipamentos.

      Excluir
  56. TVCARUVUDA
    Boa Noite
    Gostaria de saber como faço para ter uma tv comunitária
    e quanto eu preciso em dinheiro
    tvcaruvida@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo21:24

      OLÁ AMIGOS, POSSO AJUDAR A TODOS SOBRE OS ESCLARECIMENTOS PRA COLOCAR SUA TV NO AR, EM 120 DIAS (MAIORIA DAS VEZES É EM 90 DIAS), ENTRE EM CONTATO COMIGO, mira7show@hotmail.com ou me add no facebook WESLLE FELLIPPE DE ARAUJO. dou dicas dos tramites e equipamentos.

      Excluir
  57. o cara eu sou dono de uma web tv e gostaria de monta uma tv comunitaria e gostaria de fazer aberto mas sem licença e tambem gostaria de saber o valor de uma tv comunitaria

    cndexplosivo@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo21:23

      OLÁ AMIGOS, POSSO AJUDAR A TODOS SOBRE OS ESCLARECIMENTOS PRA COLOCAR SUA TV NO AR, EM 120 DIAS (MAIORIA DAS VEZES É EM 90 DIAS), ENTRE EM CONTATO COMIGO, mira7show@hotmail.com ou me add no facebook WESLLE FELLIPPE DE ARAUJO. dou dicas dos tramites e equipamentos.

      Excluir
  58. Anônimo21:23

    OLÁ AMIGOS, POSSO AJUDAR A TODOS SOBRE OS ESCLARECIMENTOS PRA COLOCAR SUA TV NO AR, EM 120 DIAS (MAIORIA DAS VEZES É EM 90 DIAS), ENTRE EM CONTATO COMIGO, mira7show@hotmail.com ou me add no facebook WESLLE FELLIPPE DE ARAUJO. dou dicas dos tramites e equipamentos.

    ResponderExcluir
  59. Bom dia , vc dá consultoria pra montar uma TV comunitária? estou em dúvida dos equipamentos ... porque hoje em dia é tudo digital ? Aguardo ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue ou chame pelo zap 88-99622-3032 ODILON ESTRELLA e te passo todas as informações quanto a documentação.

      Excluir
  60. Existe lei regulamentando o serviço de TV comunitaria Lei 8.977 (Lei do Cabo), foi aberta no país,agora existe o canal da cidadania no site da anatel tem mais informação. Tenho tansmissor de TV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue ou chame pelo zap 88-99622-3032 ODILON ESTRELLA e te passo todas as informações quanto a documentação.

      Excluir
  61. , vc dá consultoria pra montar uma TV comunitária? estou em dúvida dos equipamentos ... porque hoje em dia é tudo digital ? Aguardo ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue ou chame pelo zap 88-99622-3032 ODILON ESTRELLA e te passo todas as informações quanto a documentação.

      Excluir
  62. Olá somos a TV REGIONAL JEQUIÉ !!!
    TV WEB com profissionais qualificados na internet, agora queremos uma parceria para adquirir documentos de TV COMUNITARIA.
    Se alguém que entenda puder manter contato conosco, agradecemos desde já.

    (73) 98875-9323

    ResponderExcluir
  63. Gostaria de montar uma tv comunitária aqui na Bahia,na chapada diamantina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue ou chame pelo zap 88-99622-3032 ODILON ESTRELLA e te passo todas as informações quanto a documentação.

      Excluir
  64. Boa noite! Gostaria de obter informações e sobre documentação necessária para a criação de uma TV comunitária! Algum consultor para me ajudar? Nino 41 98522 9976

    ResponderExcluir